Justiça recolhe Vogue Kids das bancas

O editorial “Sombra e água fresca”, publicado pela Vogue Kids este mês foi acusado de expor imagens de crianças “em posições sensualizadas, erotizadas, até mesmo com apelo ou conotação sexual”, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O editorial “Sombra e água fresca”, publicado pela Vogue Kids este mês foi acusado de expor imagens de crianças “em posições sensualizadas, erotizadas, até mesmo com apelo ou conotação sexual”, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O trecho do texto foi divulgado pelo Estadão nesta segunda-feira, 15. De acordo com a publicação, as imagens violam o princípio da proteção integral previsto no artigo 227 da Constituição Federal.

Por causa do conteúdo, o Juízo Auxiliar da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho determinou que a Editora Globo retire de circulação do mercado os exemplares da revista.

As imagens geraram repercussão nas redes sociais na semana passada. A Vogue Brasil também utilizou seu perfil no Facebook para expor seu posicionamento. Confira a íntegra abaixo:

“A Vogue Brasil, responsável pela publicação de Vogue Kids, em razão de recentes discussões em redes sociais envolvendo a última edição da revista, mais especificamente o ensaio de moda intitulado “Sombra e Água Fresca”, vem esclarecer que jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada. Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente.

Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio. Respeitamos a diversidade de pontos de vista e iremos nos aprofundar no entendimento das diversas vozes nesse caso, buscando o aperfeiçoamento das nossas edições. Repudiamos, porém, as tentativas de associar a Vogue Kids ao estímulo de qualquer prática prejudicial aos menores.

Lamentamos que o açodamento e a agressividade imotivada de algumas pessoas tenham exposto desnecessariamente as menores que participaram do ensaio, que são nossa maior preocupação nesse episódio. A missão da Vogue Kids foi e continuará a ser a de tratar a infância com o respeito que ela merece, abordando com respeito e sensibilidade questões contemporâneas e que vão muito além dos editoriais de moda”.

 

 

 

 

 

Via Meio & Mensagem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s