O Alzheimer retratado na propaganda

O próximo domingo (21) é o Dia da Conscientização sobre o Alzheimer. Algumas campanhas impactantes tem ajudado de certa forma a difundir informações sobre o problema e ajudar instituições que cuidam de pacientes nessa situação.

O Alzheimer é uma doença degenerativa e incurável, mas que possui tratamento. Mais de 30 milhões de pessoas no mundo todo sofrem desse mal, que afeta principalmente a memória. Com o avançar do quadro vão aparecendo novos sintomas como confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, entre outros. O próximo domingo (21) é o Dia da Conscientização sobre o Alzheimer. Algumas campanhas impactantes tem ajudado de certa forma a difundir informações sobre o problema e ajudar instituições que cuidam de pacientes nessa situação. Confira abaixo alguns anúncios que tocam nesse tema:

Como é perder a memória?

A Ogilvy Bélgica lançou a campanha abaixo em parceria com a entidade Alzheimer’s Disease International, para o Dia Mundial do Alzheimer. Usuários do Facebook que apoiaram a causa puderam experimentar o que é perder suas memórias por causa da demência.

O Snapchat e a doença

E se a sua memória fosse como o aplicativo Snapchat? E se num determinado momento, as lembranças mais importantes da sua vida desaparecessem? A Ogilvy de Portugal conseguiu unir a mesma característica transitória do aplicativo e da doença em uma campanha.

O evento Alzheimer

A Associação Alzheimer Nederland, em parceria com a Agência N=5, realizou no Facebook a campanha “The Alzheimer’s Event”. Nela, os usuários holandeses vivenciaram situações bem confusas em seus perfis no Facebook, como aparecer e ser marcados em fotos do evento que nem estavam presentes, entre outras coisas:

ALZHEIMER NEDERLAND – The Alzheimer’s Event [casefilm] 2m from N=5 on Vimeo.

 

Dia da Conscientização sobre Alzheimer

Essa borracha/ USB serve como um lembrete constante da importância da Alzheimer Nova Zelândia para ajudar os neozelandeses a perceber o quão importante as nossas memórias são.

Pessoas sem rosto

O designer gráfico italiano Domenico Liberti criou a campanha abaixo para conseguir fundos em prol da pesquisa sobre a doença. A intenção é colocar quem vê a imagem na pele de quem sofre da enfermidade.

Familiares distorcidos

Outra campanha com peças que mostram como é incomodo não reconhecer membros queridos da própria família.

Parede da memória

Uma parede com milhares de lembretes que formam a palavra “lembre-se” foi instalado no centro de Vancouver. Cada nota lembra a importância de ajudar pessoas com Alzheimer.

A tecnologia pode ajudar

E se a tecnologia pudesse auxiliar pessoas com Alzheimer através de seu smartphone?

Lembra desse filme?

Um experimento feito em um cinema de Israel, trocava propositamente o filme que a pessoa esperava assistir por fragmentos de outros filmes.

 

 

 

 

 

 

 

Via AdNews

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