Nizan Guanaes é ombudsman por um dia na Folha

Na Folha de S.Paulo esse cargo já existe há 25 anos. Para comemorar a data, o jornal convidou sete grandes figuras de diversas áreas de atividade para ser o ombudsman por um dia. Na edição de ontem (29), quem comandou o posto foi o publicitário Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC.

Num jornal, o ombudsman é o profissional que deve se alimentar da isenção, da autocrítica e da crítica dos leitores para debater, sugerir e criticar os caminhos do veículo de imprensa.

Na Folha de S.Paulo esse cargo já existe há 25 anos. Para comemorar a data, o jornal convidou sete grandes figuras de diversas áreas de atividade para ser o ombudsman por um dia. Na edição de ontem (29), quem comandou o posto foi o publicitário Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC.

Em seu texto, depois de mencionar a importância da iniciativa da Folha, Nizan discursou sobre a necessidade do homem moderno, que quer ler fatos que mudam o rumo do País, mas também quer frivolidades, lazer, vida. Como referência, cita o caderno de fim de semana do Financial Times: “um dos maiores prazeres que se pode ter”.

Como todo bom publicitário, ele escreveu uma espécie de “brainstorming” para a Folha. Confira alguns de seus “pitacos”:

“Por que só ter política, política e política no primeiro caderno? Por que não misturar os assuntos? Outra coisa linda seria um editorial falado.”

“A Folha não poderia convidar personalidades para escreverem colunas de serviços? Exemplos: Boni (Vinho e Turismo), Marisa Moreira Salles (Arquitetura), Daniela Jobst (Nutrição), Adriana Vilarinho (Beleza), Isabel Duprat (Jardinagem), Sig Bergamin (Decoração). Já fez isso no campo da opinião, por que não com serviços?”

“A Folha não deveria ter também uma coluna social mais fotográfica como o Instagram?”

“A vida, às vezes, parece que não é importante para o jornal. Não adianta falar de moda procurando escândalo financeiro na Versace. A mulher quer saber que sapato vai usar na próxima estação.”

“E precisa trocar esse nome de caderno Cotidiano. É broxante. Quem quer saber do cotidiano?”

 

 

 

 

 

 

Via AdNews

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s