#prometodoar

E se os políticos prometessem doar seus órgãos? A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) promoveu a campanha #prometodoar para colaborar na conscientização da população na falta de doadores de órgãos durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) promoveu a campanha #prometodoar para colaborar na conscientização da população na falta de doadores de órgãos durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos. A ideia era despertar o engajamento nas pessoas para que deixem claro aos seus familiares que deseja ser um doador de órgãos. A campanha iniciou com o convite para todos os candidatos dessa eleição a fazerem uma promessa tão fácil que qualquer político é capaz cumprir. Entre os que aderiram a campanha estão: Luciana Genro, Eduardo Jorge, Alexandre Padilha, Gilberto Natalini, Marcelo Freixo, Levy Fidelix e o lutador Vitor Belfort.

Eleitores também são convidados a participar dessa campanha, para isso, basta gravar um vídeo curto no Insagram, Twitter ou no Facebook com a hashtag #prometodoar e fazer a seguinte promessa: Eu SOU Um Doador de Órgãos.

O trabalho realizado pela ABTO, em parceria com o Ministério da Saúde, dos governos estaduais e entidades médicas, vem surtindo efeito nos números de transplantes, porém os números de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pessoas abordadas, 04 se negam a doar os órgãos de seus familiares.

Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.

Os interessados em se tornarem doadores podem conferir mais informações no site oficial da ABTO aqui.

Veja o vídeo:

 

 

 

 

 

 

Via AdNews

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s