As agências por trás das marcas do Top of Mind 2014

Em meio a buzinas, serpentinas e muita comemoração, os resultados da 24ª edição da pesquisa Folha Top of Mind foram divulgados em evento ocorrido no HSBC Brasil nesta segunda-feira (27), durante evento em São Paulo.

Em meio a buzinas, serpentinas e muita comemoração, os resultados da 24ª edição da pesquisa Folha Top of Mind foram divulgados em evento ocorrido no HSBC Brasil nesta segunda-feira (27), durante evento em São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o posto de marca mais lembrada do País foi dividido entre cinco gigantes. Coca-Cola (6%), Omo (6%), Samsung (4%), Nike (4%) e Nestlé (3%) são as marcas mais lembradas pelos consumidores ouvidos pela pesquisa.

“São marcas que conquistaram a mente do consumidor no longo prazo. É uma batalha árdua, não é da noite para o dia”, analisa Antonio Carlos de Moura, diretor executivo do Grupo Folha. “Com o investimento publicitário você alcança o resultado que é atingir a mente e o coração do consumidor”, completa.

Entre as vitoriosas do Top do Top, categoria que elege as mais lembradas, três tiraram bastante proveito da Copa do Mundo: Coca-Cola, Nestlé e Nike. As primeiras como patrocinadoras oficiais da competição, já a segunda como fornecedora de uniformes de 10 seleções, incluindo o escrete canarinho.

“A prova de que elas representam muito para o povo brasileiro é você ver a consistência do quanto tempo elas estão na mente dos consumidores. Muitas delas ano após ano continuam no topo. Isso significa um trabalho de marketing e de esforço de marketing muito bem feito e consistente”, ressalta Dirceu Vieira, gerente de marketing da Folha de S. Paulo, sobre as marcas vencedoras.

Já José Francisco Ortali, um dos sócios da holding Miksom, empresa responsável pela produção do evento, analisou o Top Of Mind como um acontecimento. “Já organizamos esse prêmio há mais de 10 anos. Temos um carinho especial por ele. Os maiores publicitários e marcas participam. Além disso, tem a galera que vem torcer e que faz essa ‘bagunça’ maravilhosa”, diz em meio a buzinas dos anunciantes e agências.

O Datafolha levou a campo 204 pesquisadores, que percorreram 171 municípios, com a pergunta: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”.

Confira as marcas mais lembradas e suas respectivas agências:

TOP DO TOP

Coca-Cola

Agência: Wieden+Kennedy SP

IFrame

Nestlé

Agência: JWT (Kit Kat)

IFrame

Omo

Agência: Borghi/Lowe

IFrame

Nike

Agência: Wieden+Kennedy SP

IFrame

Samsung

Agências: Leo Burnett Tailor Made e Cheil Brasil

IFrame

Confira as premiações nas outras categorias

COPA DO MUNDO

Nike (Wieden+Kennedy SP)

MASCULINO E FEMININO

Pirelli (Leo Burnett) e Sempre Livre (DM9 e Casa)

MEIO AMBIENTE

Natura (Peralta) e Ypê (P&M)

PERFORMANCE

Tramontina (JWT)

REGIÃO

Casas Bahia (Y&R), Delícia (Lew’LaraTBWA), Ipiranga (Talent), Ninho (TV1) e Primor

TECNOLOGIA

Samsung (Leo Burnett Tailor Made e Cheil Brasil)

ALIMENTAÇÃO

Danone (Y&R), Kibon (Borghi/Lowe), Ninho (TV1), Qualy (DM9), Sadia (F/Nazca) e Zero Cal (Comunica Filmes)

BEBIDA

Skol (F/Nazca)

COMPRAS

Carrefour (Leo Burnett Tailor Made), Casas Bahia (Y&R), Extra (Havas Worldwide), Omo (Borghi/Lowe), Suvinil e Tramontina (JWT)

COMUNICAÇÃO

Oi (NBS), Samsung (Leo Burnett Tailor Made e Cheil Brasil), Sky (FCB Brasil e Isobar) e Vivo (Africa, Y&R, DM9, Wunderman, Rapp e DPZ)

ELETROELETRÔNICOS

Brastemp (DM9), Consul (DM9), LG e Samsung (Leo Burnett Tailor Made e Cheil Brasil)

FINANÇAS

Banco do Brasil (Lew’LaraTBWA, Master Roma Waiteman e Giacometti), Bradesco (WMcCann e AlmapBBDO), Caixa Econômica Federal (Borghi/Lowe, Artplan, Heads e Nova/SB), Unimed e Visa (AlmapBBDO)

HIGIENE

Colgate (Red Fuse Communications), Gillette (Grey Brasil), Jontex (Woody), Koleston (Grey Brasil), Pampers (F/Nazca) e Sempre Livre (DM9 e Casa)

TRANSPORTE

Correios (Artplan, Propeg, Master Roma Waiteman e Link/Bagg), Petrobras (NBS, FCB Brasil e Heads), Pirelli (Leo Burnett Tailor Made), Sedex (Artplan, Leo Burnett Tailor Made) e Volkswagen (AlmapBBDO)

TURISMO

CVC (Publicis) e TAM (Wunderman e Y&R)

 

 

 

 

 

 

Via AdNews

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s