Morte da idade

O que significa ser jovem hoje em dia? Teorias geracionais ajudaram a entender melhor as últimas décadas, mas estudos recentes apontam que a juventude não-etária demanda emancipação. 

O que significa ser jovem hoje em dia? Teorias geracionais ajudaram a entender melhor as últimas décadas, mas estudos recentes apontam que a juventude não-etária demanda emancipação. Hoje, a rapidez das mudanças no comportamento humano torna confuso o conceito de geração e dificulta a estabelecer os cortes de sua linha do tempo.

O ser humano nunca viveu tanto. Todos sentem necessidade de se adaptar às novas maneiras de viver, conectar, relacionar.

Youth Mode
Youth Mode
A ideia de idade é complexa e, definitivamente, subjetiva. Uma das figuras mais icônicas da cultura contemporânea é Pharrel, 40 anos. Por outro lado, a editora de moda Tavi Gevinson já compreendia como ninguém a cultura jovem antes mesmo de completar 18 anos.
A ideia de idade é complexa e, definitivamente, subjetiva. Uma das figuras mais icônicas da cultura contemporânea é Pharrel, 40 anos. Por outro lado, a editora de moda Tavi Gevinson já compreendia como ninguém a cultura jovem antes mesmo de completar 18 anos.

Até pouco tempo, a moda sempre enalteceu a juventude como sinônimo absoluto de pouca idade. A indústria dos cosméticos sempre se dirigiu às rugas como inimigas, ao passo que modelos escandalosamente novas costumavam ser coqueluches disputadas entre as principais grifes.

Porém observa-se nos últimos anos o movimento Unfashion, que reavalia alguns estereótipos da moda e propõe uma auto-transgressão em seu sistema. A juventude tem deixado de ser uma inspiração inquestionável, excluindo a idade da pauta contemporânea.

Há 10 anos, a Dove foi pioneira no assunto quando lançou a “Campanha Pela Real Beleza”. De lá pra cá, outras marcas passaram a prestar atenção nas “pessoas reais”, e entre elas também estão os mais velhos.

A modelo Jacky O’Shaughnessy, mais de 60 anos, estrelou uma campanha da American Apparel.
A modelo Jacky O’Shaughnessy, mais de 60 anos, estrelou uma campanha da American Apparel.

Mais do que uma tentativa de inclusão, existe por trás deste fenômeno uma questão mercadológica: este consumidor existe, e há dinheiro para ser feito. A população idosa — hoje a mais numerosa da história — tem mais saúde e dinheiro do que outros grupos mais jovens. A mais populosa das gerações, os Baby Boomers, tem hoje entre 48 e 66 anos. E eles não vão parar de envelhecer.

Hollywood é obcecada pela ideia de que os 30 são os novos 20, de que os 40 são os novos 30, e assim por diante. No fundo, todos enfrentam os mesmos problemas.
Hollywood é obcecada pela ideia de que os 30 são os novos 20, de que os 40 são os novos 30, e assim por diante. No fundo, todos enfrentam os mesmos problemas.

Cover girls

O blog Advanced Style é pioneiro em associar estilo ao público sênior. Desde 2008, Ari Seth Cohen publica perfis de senhoras que dão uma aula de elegância. Em 2012, o rapaz foi responsável por fazer o casting de uma campanha da Lanvin.

Jacquie Tajah Murdock, 82.
Jacquie Tajah Murdock, 82.

São novos ícones que a indústria da moda tem enaltecido, propondo arquétipos até então inéditos como sinônimos de aspiração. São personalidades que impressionam por terem envelhecido esbanjando saúde e por terem construído um estilo próprio, inspirando novas gerações a refletirem sobre como serão no futuro. É um despertar de consciência sobre o hoje e o amanhã.

Enquanto algumas dessas mulheres nos desafiam a acreditar na idade que têm, outras se orgulham por terem passado longe do Botox. É o caso da modelo Daphne Selfe. Com 85 anos, ela continua trabalhando tanto quanto era mais nova, servindo como prova de que a indústria da moda — aos poucos — tem repensado o prazo de validade de seus castings.

O segredo de Daphne Selfe, segundo a própria, é o cabelão, o repúdio ao Botox e uma boa genética. Jardinagem, caminhada e yoga são adicionais.
O segredo de Daphne Selfe, segundo a própria, é o cabelão, o repúdio ao Botox e uma boa genética. Jardinagem, caminhada e yoga são adicionais.
A modelo Georgia Jagger foi capa da Elle ao lado da sua mãe, Jerry Hall.
A modelo Georgia Jagger foi capa da Elle ao lado da sua mãe, Jerry Hall.
Iris Apfeld: uma octogenária na capa de uma das revistas mais icônicas de cultura contemporânea.
Iris Apfeld: uma octogenária na capa de uma das revistas mais icônicas de cultura contemporânea.
Jane Fonda, Susan Sarandon e Sigourney Weaver na V Magazine: who cares about age?
Jane Fonda, Susan Sarandon e Sigourney Weaver na V Magazine: who cares about age?
Jessica Lange para a linha de maquiagem de Marc Jacobs.
Jessica Lange para a linha de maquiagem de Marc Jacobs.

Mesmo que muitas marcas estejam estabelecendo novos vínculos com os seniores, o mercado de moda ainda é muito dependente da associação entre juventude e pouca idade. A mudança desta mentalidade corre a passos lentos, mas o crescente número de exemplos é motivador. A influência que eles exercem é inegável.

No futuro, as marcas não terão como desconsiderar seu alcance ao consumidor mais velho. Quantos anos você terá quando isso acontecer?

 

 

 

 

 

Via Ponto Eletrônico

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s