Primeira ciclovia que brilha no escuro é criada na Holanda

Já pensou em poder andar de bicicleta à noite em uma via que brilha no escuro? A ideia é um tanto surreal. Mas foi exatamente isso que os holandeses fizeram ao desenvolver a primeira ciclovia luminosa.

Já pensou em poder andar de bicicleta à noite em uma via que brilha no escuro? A ideia é um tanto surreal. Mas foi exatamente isso que os holandeses fizeram ao desenvolver a primeira ciclovia luminosa. A inovação foi inspirada na obra Noite Estrelada, do pintor holandês Van Gogh. O responsável pela criação é o designer Daan Roosegaarde, que já realizou outros trabalhos com materiais florescentes.

Na Holanda, metade do transporte já é feito com as bicicletas. A meta do governo é reduzir em até 20% o uso de carros ou ônibus nos próximos 20 anos. Com a nova medida, as autoridades pretendem incentivar a população a dar preferência ao transporte com as bicicletas para voltarem do trabalho para casa, evitando acidentes e o trânsito.

Roosegaarde explica que, para criar a via, foi necessário desenvolver uma pintura eletrônica com uma intensidade de brilho mais forte. Para continuar emitindo luz, o material precisa ser carregado pela luz do sol, mas também é possível usar a eletricidade para carregar a pintura florescente em dias de chuva ou céu nublado.

Confira o vídeo do projeto:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s