Designer cria logotipos para os bairros de SP

Você já pensou em desenhar uma identidade visual para o seu bairro? O designer gráfico Pedro Campos já. É dele o “Identidade SP”, um projeto para moradores, visitantes e apaixonados por São Paulo.

Dar o seu endereço às vezes é algo que você faz em modo automático. Basta citar rua, número, bairro e CEP e pronto, endereço dado. Mas não foi assim com o designer gráfico e fotógrafo profissional Pedro Campos. Certo dia, ele se pegou encasquetado com o significado de Butantã, o bairro onde ele vivia. A curiosidade foi respondida com um bocado de pesquisas, e a vontade de fazer uma espécie de brasão para o local. Isso era lá em 2009.

Desde então, como muitos e muitos projetos de gente criativa, a ideia ficou no caderninho. Mas em 2013 Pedro encontrou meios de coloca-la em prática, e surgia o Identidade São Paulo, um projeto lindíssimo de redescoberta da cidade de São Paulo.

O primeiro bairro a ter seu logo desenhado foi o da Sé, considerado o marco zero da cidade de São Paulo. Aos poucos, outros bairros foram sendo desenhados, e ganhando uma página especial que conta um pouquinho da história deles e da pesquisa feita por Pedro.

bairro-da-se-identidade-sp

É o caso dos bairros Santa Ifigênia, Moema, Santo Amaro, Jaçanã, Pinheiros, Itaim Bibi, Higienópolis, Mooca, Canindé, Liberdade, Cambuci, Casa Verde, Pacaembu, Limão e Vila Madalena. A criação de cada um dos logos remete à algo da história do bairro, e é capaz de transformar os residentes ao dar-lhes ainda mais orgulho e conhecimento sobre o local onde moram.

bairro-moema-identidade-spbairro-santo-amaro-identidade-spsanta-ifigeniaMERCADOjacana03bairro-casa-verde-identidade-spbairro-pinheiros-identidade-spbairro-vila-madalena-identidade-sp

O projeto atualmente é tocado por Pedro e sua esposa, que juntos fazem pesquisas, postam em redes sociais e produzem conteúdo para o site Identidade São Paulo. Para 2015, o casal tem a intenção de produzir uma loja online do projeto, comercializando souvenirs de cada um dos bairros – seriam camisetas, ecobags, capas de smartphones, canecas, caderninhos, almofadas e quadros com as representações gráficas de cada um dos bairros paulistanos.

bairro-itaim_bibibairro-butanta-identidade-spbairro-brooklin-identidade-spbairro-perdizes-identidade-sp

A longo prazo, Pedro espera conseguir retratar todos os mais de 450 bairros paulistanos. Olhando o resultado, a esperança que tenho é que ele não apenas consiga tocar o projeto, mas também encontrar apoio para mantê-lo vivo, já que acima de tudo, trata-se de um registro histórico sobre os bairros da capital paulista.

bairro-pacaembu-identidade-spbairro-higienopolis-identidade-spbairro-caninde-identidade-spbairro-cambuci-identidade-sp

 

 

 

 

 

 

 

 

Via B9

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s