A guerra contemporânea contra o estresse

Que o estresse é inimigo do ser humano há um tempo não é novidade nenhuma. O arsenal de armas para combatê-lo, porém, foi renovado.

Que o estresse é inimigo do ser humano há um tempo não é novidade nenhuma. O arsenal de armas para combatê-lo, porém, foi renovado. Está mais variado e com maior alcance. A aversão ao estresse é categórica: podar suas folhas não é tolerável, é preciso atacar a raíz.

Detox digital não é suficiente, pois só combate o estresse durante o período longe do caos. Uma viagem ao paraíso ainda corre o risco de tornar o inferno ainda mais desagradável por contraste. Mas pequenas pílulas de paraíso são a solução para manter a saúde e a compostura frente às exigências da vida contemporânea. Como se sentir disposto e relaxado no olho do furacão? Breaks digitais.

Muito além de um detox digital, os breaks digitais não renegam a conexão tecnológica, mas propõem experiências que reconheçam a importância das pausas e o alívio dos espaços revitalizantes.

desconecta que passa

Estresse é o inimigo invisível da vida moderna, enfrentado mesmo por quem não aparenta sofrer com isso. Em um futuro próximo, mais produtos e serviços terão o desafio de reduzir os excessos que cercam seus consumidores, de modo a aliviar o estresse e a poluição (visual, sonora e até da informação) da rotina contemporânea.

Desconectado, mas não muito

Quando até os locais mais quietos, como o táxi ou o elevador, foram preenchidos por mídias, o silêncio e a tranquilidade ganham novo valor, sendo ressignificados como medidas essenciais para resgatar o equilíbrio e a criatividade pessoal. É difícil relaxar com um inimigo como o estresse à solta, mas definitivamente não impossível.

Por isso as pequenas pausas parecem mais interessantes e tangíveis do que períodos longos de detox digital. E vale a pena repensar a recusa à tecnologia durante os descansos. Uma seleção antropofágica de aparelhos e mecanismos modernos pode ser inclusive benéfica para a calma dos ânimos.

no wifi

A vasta comunidade ASMR do YouTube fornece momentos de torpor a quem se entrega a seus curiosos métodos visuais e sonoros, que vão desde role plays de idas ao esteticista até minutos intermináveis de “soundscapes crocantes”. ASMR é uma sigla para algo que, em português, significa “resposta sensorial meridiana autônoma”. O objetivo de um vídeo de ASMR é usar sons e imagens como gatilho para estimular uma espécie de formigamento agradável e relaxante no corpo.

Se o ASMR parecer extremo demais, o aplicativo Headspace pode ser uma opção mais viável para aliviar o estresse, ensinando a meditar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e a situação em que se encontra.

headspace app

Outro aplicativo é o Menthal, que monitora o uso do smartphone e indica quanto tempo uma pessoa passa no celular e no quê ela gasta mais tempo. Consciente desses dados, cabe ao usuário tomar a decisão de dar os próximos passos de acordo com sua situação de dependência digital.

Sob a afirmação de que “a respiração reflete o estado de espírito”, o acessório Spire manda informações sobre o fôlego para o smartphone. A partir daí, sugere exercícios que podem trazer a calma de volta em períodos de emergência.

Um pouco menos discreta, a headband Muse promete ensinar a exercitar a mente de maneira análoga ao treinamento o corpo. Com três minutos por dia de uso, os benefícios do produto incluem redução de estresse e desenvolvimento da concentração.

Estresse ≠ beleza

O boom dos produtos orgânicos observado nos úlltimos anos está associado com a ânsia por qualidade de vida. De fato, alimentos e componentes orgânicos são livres de elementos artificiais, que são prejudiciais à saúde ou, ainda pior, têm efeitos desconhecidos a longo prazo.

Saúde física e mental estão intimamente ligadas: o corpo é utilizado como válvula de escape da mente, e vice-versa. O estresse pode ser identificado por sintomas físicos, como enxaqueca, úlceras e doenças de pele. Desde que essas informações se pulverizaram, iniciou-se uma necessidade desenfreada em manter um organismo harmônico. Ioga e acupuntura se popularizaram. Sucos detox substituem o café com leite matinal.

Essa mesma preocupação com a alimentação orgânica transborda para o mercado da beleza, que tem se mostrado atento a este movimento. Mais do que óleos de banho relaxantes, procura-se efetivamente tratar os sinais do estresse através de uma abordagem que entende que a saúde como um todo: uma preocupação constante que permeia todas as áreas.

body eden i have calm
Os tônicos da Body & Eden falam diretamente com o consumidor que tem uma visão holística da saúde. Além disso, aqui há uma oferta personalizada: a multiplicidade de temperamentos demanda respostas diferentes.
O Skin Rescue da Kiehl’s é um hidratante cujo apelo é reduzir marcas visíveis de estresse, como fadiga da pele e manchas vermelhas.
O Skin Rescue da Kiehl’s é um hidratante cujo apelo é reduzir marcas visíveis de estresse, como fadiga da pele e manchas vermelhas.
Ambre Botanicals é outra linha de cosmétticos que travou guerra contra o estresse.
Ambre Botanicals é outra linha de cosmétticos que travou guerra contra o estresse.

Todos estão sujeitos ao estresse, e cada pessoa trilha seu próprio caminho para atingir a paz de espírito. No fim das contas, a avidez para combater o estresse é completamente saudável e a oferta de soluções por parte do mercado só tende a se intensificar. Raciocínios coerentes se dão no centramento; pausas para atingir a calma são certeiras para reiterar os elos com o que temos de mais humano.

 

 

 

 

 

 

Via Ponto Eletrônico

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s