Lions Health contará para Agência do Ano

Festival de Cannes passa a computar pontos dos festivais separados.

Uma notícia que pode fazer diferença nas estratégias das agências brasileiras para inscrições no Festival Internacional de Criatividade de Cannes: os festivais separados Lions Health, que teve sua primeira edição em 2014, e Lions Innovation, novidade para 2015, contarão pontos para o prêmio Agency of the Year, o mais cobiçado do evento, a partir do ano que vem.

Para se ter uma ideia do impacto da novidade: a agência brasileira com mais troféus em Cannes neste ano foi a AlmapBBDO, com 18. A Leo Burnett Tailor Made teve 17, mas se fossem somados os resultados de Lions Health, ela seria a mais laureada, com 22 Leões. O Brasil teve 9 Leões no festival separado, que se somariam aos 107 do festival geral, totalizando 116.

O CEO do Festival de Cannes, Philip Thomas, está em São Paulo onde apresentou, nesta terça-feira, 9, resultados do Lions Health, que teve 1424 inscrições, de 49 países e 400 agências. O Brasil, lembrou Thomas, foi o país mais premiado. “Nos pediram há algum tempo para criarmos um festival sobre healthcare e ajudar os clientes da área a serem mais criativos para poderem atingir seus mercados”, relembra o executivo.

Ele justifica a criação de um festival exclusivo para esse segmento por conta das restrições que impedem as campanhas do setor de concorrerem em condições de igualdade com outras indústrias. “O setor de healthcare não pode usar social media ou ter outros comportamentos das marcas de bens de consumo, por exemplo. Nosso objetivo é ensinar esses clientes a serem corajosos sob o ponto de vista de criatividade”, analisa.

Parte da plateia tinha dúvidas sobre elegibilidade no festival Health Lions e Thomas deu a entender que o espectro de possibilidades é amplo. Uma academia de ginástica, para citar um exemplo que causou dúvidas na plateia, pode entrar. “Esse festival tem a ver com tudo o que é benéfico para a saúde humana e animal e uma academia entra nisso. A categoria abraça desde comunicação de equipamento de médicos até alertas sobre perigos do xampu, mas não avalia campanhas sobre o cosmético, por exemplo”, explica.

Sobre o Lions Innovation, Thomas justificou a criação de um festival separado para que as campanhas sejam avaliadas não pela criatividade, mas pelo uso de inovação, tecnologia e dados para atingir os resultados. Outra meta: atrair startups e profissionais de tecnologia em geral para o festival.

O Lions Health ocorre nos dias 19 e 20 de junho e o Lions Innovation entre os dias 25 e 26, neste caso, dentro da programação do Festival de Cannes, que vai de 21 a 27 e junho. O Innovation terá programação de seminários paralela e separada fisicamente do resto do festival, em outra localidade próxima ao Palais des Festivals, além de um evento de premiação na sexta-feira, 26.

 

 

 

 

 

Via Meio & Mensagem

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