#AskHerMore: Uma campanha contra o sexismo

Encabeçada pelo The Representation Project, a campanha é uma tentativa de evidenciar as diferenças de tratamento entre celebridades do sexo masculino e feminino por jornalistas.

E  se, por ser famosa e por ser mulher, você estivesse condenada a ouvir em loop infinito as mesmas perguntas  superficiais sobre o que você faz para manter a forma ou sobre quem desenhou o vestido que você está usando?

Além das próprias celebridades, milhares de pessoas já estão de saco cheio do festival de perguntas bobas no tapete vermelho, o que fez a  hashtag  da campanha  #AskHerMoreganhar o Twitter no último Golden Globe. Encabeçada pelo The Representation Project, a campanha é uma tentativa de evidenciar as diferenças de tratamento entre celebridades do sexo masculino e feminino por jornalistas. Abaixo, Scarlett Johansson dando o recado ao reclamar que fizeram a melhor pergunta pro Tony Stark… ou Robert Downey Jr, durante a entrevista coletiva de divulgação dos Vingadores (2012).

Screen-Shot-2012-08-02-at-20.26.001

Em resumo, os homens ganham as questões mais profundas e relevantes na maioria das vezes. Como jornalista, posso dizer que esta “seleção natural”, muitas vezes é justificada pela ladainha “é o que o público quer ouvir ”. A popularidade da hashtag está provando o contrário. O mesmo repertório das entrevistas reflete, na verdade, a preguiça da profissional em fazer o seu dever de casa e pesquisar coisas interessantes para perguntar das celebridades. E sim, revela um baita sexismo também. Outro vídeo com reclamações bem oportunas da Scarlett aqui.

E a hashtag no Twitter serve para que se envie sugestões de perguntas aos repórteres em tempo real nos eventos. Se for usada como pauta, será uma oportunidade de fazercrowdsourcing de fatodesencadeando entrevistas  mais profundas e sobre temas mais interessantes que jóias, roupas, dietas e manicure.

Seria uma boa opção de leitura para Ryan Seacrest, o eterno apresentador do American Idol, que tem sido um dos mais criticados pela quantidade de perguntas bobas disparadas no red carpet. 

Como diria um grande amigo meu, essa campanha veio para mostrar que é melhor se concentrar em fazer “a pergunta certa” do que em fazer várias perguntas. E a dica vale tanto para jornalistas e celebridades quanto para nós, simples mortais.

Acompanhe a campanha #AskHerMore no Twitter.

 

 

 

 

 

 

Via UoD

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s