Novos diretores criativos

Ontem, enquanto a Gucci confirmava Alessandro Michele como novo diretor criativo da marca, Anthony Vacacarello foi nomeado diretor criativo da Versus.

Gucci-diretor-criativo-Alessandro-Michele-1

A Gucci confirmou nesta quarta-feira (21.01) Alessandro Michele como novo diretor criativo da marca, posto que até o início de janeiro era ocupado por Frida Giannini. A primeira coleção inteiramente assinada por Michele será a de Outono/Inverno 2015/16, que será apresentada em Milão no dia 25 de fevereiro.

“Depois de um processo de seleção, Alessandro Michele foi escolhido para assumir o papel de diretor criativo da Gucci, baseado na visão contemporânea que ele criou para a marca que agora ele vai tornar realidade”, disse ao WWD Marco Bizzarri, CEO da grife italiana, que pertence ao grupo Kering. “Alessandro e eu estamos totalmente alinhados com essa nova visão contemporânea necessária para a marca e estaremos continuamente inspirados por essa nova identidade em nossos respectivos papéis e funções.”

Alessandro Michele, de 42 anos, estudou na Accademia di Costume e di Moda em Roma e foi designer sênior de acessórios da Fendi, onde trabalhou com Frida. Ele se juntou à equipe de design da Gucci em 2002 e foi promovido junto com ela em maio de 2011. Em setembro de 2014, ele também foi nomeado diretor criativo da marca de porcelanas finas Richard Ginori, adquirida pela Gucci em junho de 2013. Michele, um apaixonado por antiguidades e decoração de interiores, ajudou a criar o novo conceito de loja da marca em Florença, que foi inaugurada em junho.

Marco Bizzarri, que até o fim de 2014 era chefe da divisão de alta costura de luxo e artigos de couro da Kering, entrou para a Gucci em 1º de janeiro deste ano, no lugar dePatrizio di Marco. Bizzarri disse que a coleção Inverno 2016 masculina, apresentada em 19 de janeiro em Milão, “feita graças a uma colaboração notável entre as equipes de design e de produção masculinas, é uma clara indicação de que a marca está pronta para tomar uma nova direção”.

No término do desfile em Milão, Michele fez sua primeira aparição em um desfile, quando entrou na passarela com os demais membros da equipe de design da Gucci. Sob a direção de Michele, a equipe redesenhou completamente a coleção masculina em poucas semanas, criando looks andróginos, sensuais e românticos. O desfile foi um divisor de águas, e muitas pessoas do setor avaliaram que marcou um novo caminho na Gucci.

As recentes mudanças na Gucci também são uma tentativa de reverter as quedas de vendas na China e em outros lugares — uma das estratégias é se reinventar lançando mão de menos produtos com logotipos.


 

Anthony Vaccarello é o novo parceiro da Versus Versace - Foto: divulgação

Anthony Vacacarello foi nomeado diretor criativo da Versus nesta quarta-feira (21.01). Donatella Versacesegue como diretora artística da sua segunda grife. “Tenho acompanhado o trabalho de Anthony desde sua primeira coleção. Assim que o conheci, percebi imediatamente que ele era a pessoa certa. Seu talento grita ‘Versus Versace’”, afirma a italiana. “Eu amo a energia e inovação que ele tem, e adoro estar rodeada por talentos que trazem novidades para a Versace.”

O verão 2015 da Versus Versace, sob o comando de Anthon Vaccarelo - Fotos: Getty Iamges

Na última temporada de verão 2015 em Nova York, Vaccarello já havia assinado e apresentado uma coleção-cápsula para a Versus. Na época, Donatella anunciou que a marca seguiria no mercado após a saída do então diretor criativo Christopher Kane, investindo em linhas assinadas por importantes nomes da moda.

 

 

 

 

 

 

Via FFW e Harper’s Bazaar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s