Fresh Dressed

Os fãs de moda, música e cinema acabam de ganhar um novo filme tem-que-ver para a sua coleção. Aconteceu no último fim de semana, durante o Festival de Cinema de Sundance, a pré-estreia de “Fresh Dressed”, documentário que aborda a evolução do hip-hop pelas lentes da moda.

Cena do documentário "Fresh Dressed" ©Reprodução

Os fãs de moda, música e cinema acabam de ganhar um novo filme tem-que-ver para a sua coleção. Aconteceu no último fim de semana, durante o Festival de Cinema de Sundance, a pré-estreia de “Fresh Dressed”, documentário que aborda a evolução do hip-hop pelas lentes da moda.

Combinando vídeos old-school e entrevistas, o diretor Sacha Jenkins – que também é diretor criativo da revista de cultura pop “Mass Appeal” – explora a umbilical e conturbada relação entre o estilo musical e o universo fashion. Nesse processo, ele expõe o racismo e a discriminação presentes nas raízes criativas dos artistas, bem como o papel crucial que o jeito de se vestir sempre exerceu sobre todos que viviam em comunidades pobres nos Estados Unidos e que sonhavam com uma vida melhor.

Para criar esse retrato cultural e social, Jenkins listou mais de 70 personalidades da moda e da música desde os anos 1970 até os dias de hoje. Os nomes vão de Pharrell Williams a Riccardo Tisci, passando por Kanye West, Nas, Damon Dash e Swizz Beatz, apenas para citar alguns. Ainda assim, o diretor disse que não foi possível dar voz a todos os envolvidos. “Há muita fala no filme sobre Ralph Lauren e Tommy Hilfiger – duas marcas que têm um relacionamento forte com o hip-hop –, mas eles não estavam interessados em falar”, explicou em entrevista ao site Fashionista.

Apesar de ter mais de 30 anos de história, o love affair entre hip-hop e moda nunca esteve tão atual – basta lembrar de acontecimentos recentes como o rap de Jay-Z que fala sobre Tom Ford, a arte criada por Tisci para o álbum “Watch the Throne”, de Jay-Z e Kanye West, e da própria linha de roupas lançada pelo marido de Kim Kardashian. E é por essas e outras que a gente aposta que “Fresh Dressed” tem tudo para se tornar um grande sucesso.

Assista abaixo ao teaser do filme, que deve ser exibido pelo canal CNN da TV americana até o final deste ano:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s