TREND: SHORT LIFE

Estamos acostumados a registrar tudo que acontece em nossas vidas. Refeições, passos percorridos, qualidade do sono, memórias vividas… tudo é informação, tudo vira dado.

O cenário do personal tracking, por exemplo, antes restrito a médicos ou atletas, hoje faz parte da cultura mainstream. Basta olhar ao redor. A obsessão por smartphones faz o futuro previsto no filme “Her” parecer assustadoramente próximo.

Esse comportamento tem alterado nossa relação com a memória. Quando qualquer lembrança pode ser acessada com um mínimo esforço, flertamos continuamente com a onisciência, a onipresença e, claro, a onipotência.

Mas o que acontece quando um contra-movimento questiona esse jeito de viver?

unnamed

Na Internet, impera a lógica da infinitude. Há uma quantidade radical de informação ao redor, independente de sua relevância e utilidade. Deparar-se com tantas opções escancaradas na sua frente é desesperador.

Aposto que você também já perdeu mais tempo do que queria tentando escolher um filme no Netflix. Este texto aborda o assunto e mostra porque precisão é o principal atributo no consumo contemporâneo de informação.

Outro ponto fundamental no contexto de super-exposição da Internet é a impermanência como medida para proteger sua privacidade. Temos visto exemplos inspiradores de como a evanescência é capaz de criar experiências mais valiosas e poderosas.

Se a vida é curta e o tempo é escasso, a comunicação entre as pessoas também passa a operar com base no minimalismo. Os emojis propõem um novo paradigma linguístico — cujas fronteiras são exploradas neste texto. Em um mundo de excessos, comunicar muito não é comunicar em quantidade.

unnamed (1)

SHORT LIFE, em suma, é uma consciência que desperta para a redescoberta da finitude, da presença e da impermanência.

Leia o report completo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s