Natura aposta em SMS para indicar revendedora

Quando a gente fala em campanhas móveis, parece que o primeiro pensamento é criar um app. Para Android ou iOS? Webapp, talvez? Mas nem sempre mobile significa aplicativo. A nova campanha da Natura, que estreia hoje no intervalo do último capítulo de “Império”, mostra que dá pra fazer algo bacana com uma tecnologia básica do mobile: SMS.

Apostando no ‘chamar coisas boas’, com direito a trilha sonora composta por Jairzinho e interpretada por Céu, a marca divulga no finzinho do spot um número que ajuda a achar a consultora Natura mais próxima de onde o consumidor está.

Mais do que a tecnologia utilizada, o interessante é entender os bastidores da ação. O B9 conversou com a equipe de Natura para entender como surgiu a necessidade desse canal mobile, e como seria feita a inclusão digital das consultoras. Afinal, para quem é mais jovem, usar SMS é algo básico, mas e para aquela senhorinha de 60 anos que vende Natura, como faz para ela também fazer parte do radar do Chame Natura?

“Vamos oferecer um apoio para a inclusão dessas consultoras. Temos gerentes de relacionamento e consultoras-orientadoras que vão auxiliar no uso do recurso, através da Rede Natura”, explicou Denise Figueiredo, diretora de marca na Natura.

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Sob o mote do slogan “Chama Natura, chame que vem”, a ideia é oferecer uma espécie de mediação do primeiro contato entre os mais de 1,5 milhão de revendedores espalhados pelo País e os consumidores da marca. Tudo via SMS.

Em linhas gerais, o serviço vai funcionar da seguinte maneira: uma pessoa envie um SMS gratuito para o número 28128 para a empresa, que, por sua vez, localiza o revendedor por meio de uma tecnologia de geolocalização. A promessa é que o primeiro contato entre vendedor e consumidor aconteça em no máximo 24 horas.

Dias depois, a Natura retoma o contato (também via SMS) com o cliente a fim de questioná-lo sobre o atendimento, o pedido, o produto ou qualquer ação desse relacionamento.

Segundo Denise Figueiredo, diretora da marca Natura, o atendimento via SMS alia-se à Rede Natura (o atendimento de uma revendedora por meio do site da empresa lançado no ano passado) no rol de iniciativas que visam estimular a construção de uma espécie de uma nova atendente, uma espécie de revendedora 2.0.

Em outras palavras, a empresa quer estimular o uso de ferramentas digitais na internet ou por meio de aplicativo de um smartphone ou celular. “O nosso público é amplo e de diferentes faixas etárias. Mas queremos promover um diálogo com um público mais jovem, queremos promover uma educação digital da consultora da empresa”, explicou Denise.

Por ora, a diretora da marca reconhece que a maioria das suas revendedoras não está habituada ao universo digital. A iniciativa visa justamente promover esse movimento de inclusão digital pelo País, mas principalmente em lugares onde há carência de tecnologia. “A escolha do SMS levou em conta a dimensão e o poder de alcance do canal. Entendemos que é o canal mais democrático, pois nem todo mundo possui um smartphone”, explicou Eduardo Simon, VP de operações da agência de publicidade Taterka, que está a frente da campanha.

O slogan de “Chama Natura, chama que vem” será o ponto de partida de uma ampla campanha de divulgação da marca ao longo do ano, em especial o uso do verbo “chamar”. No entanto, Simon preferiu não dar detalhes de como a palavra será inserida em produtos, serviços ou mesmo na divulgação da marca. “Vamos trabalhar a ideia com datas, como Dia dos Namorados. Mas estamos pensando”, disse.

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