Com foto sexy de garota de maiô, empresa americana tem anúncio banido em site

A marca de moda American Apparel teve o anúncio de um produto banido pela Advertising Standards Authority (ASA), orgão que regula o setor publicitário. Em seu site, a empresa fazia propaganda de um maiô usando a foto de uma garota visivelmente jovem, mostrando as nádegas da garota.

Segundo o site americano Business Insider, a imagem do produto provocou reclamações de que a imagem era “irresponsável e ofensiva” porque retratava uma imagem “sexualizada” de uma modelo que parecia ter menos de 16 anos de idade.

size_810_16_9_gafe-american

A ASA acatou a denúncia com o fundamento de que a modelo tinha uma “aparência jovem” e que a sua expressão e pose eram susceptíveis a interpretação de natureza sexual, concluindo que o anúncio era irresponsável e suscetível de causar ofensa grave.

A marca se defendeu dizendo que a modelo fotografada tinha 20 anos de idade, e acrecenteu que o anúncio simplesmente representava o produto anunciado a partir de vários ângulos.

Esta não é a primeira vez que um anúncio da American Apparel é barrado pela ASA por sexualizar modelos jovens. Segundo o Business Insider, em setembro de 2014, o órgão proibiu dois anúncios que contavam com uma modelo vestindo uma saia plissada de estilo colegial curvando-se para revelar suas roupas íntimas. Também houve duas proibições em 2013, duas em 2012 e uma em 2009

No fim do ano passado, Dov Charney, então CEO da marca, foi demitido após alegações de má conduta. Quando a nova presidente, Paula Schneider, chegou ao cargo, ela jurou que faria da American Apparel “uma empresa melhor”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s