Mercado plus size movimenta mais de R$ 4 bilhões no Brasil, informa Abravest

O mercado plus size vem crescendo no Brasil a cada ano e, só em 2013, movimentou mais de R$ 4 bilhões no país, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Diante do aumento do número de brasileiros acima do peso, as marcas atentaram para a necessidade de realizar reformulações para atender melhor o consumidor que faz parte desse novo mercado. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que em 2013, 68% da população brasileira estava fora do peso ideal e vestia acima de 44, sendo 51% dos brasileiros considerados acima do peso e 17%, obesos.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelou ainda que 48% das mulheres brasileiras estavam acima do peso, assim como 50,1% dos homens. Em relação a obesidade, 16,9% das mulheres eram consideradas obesas e 12,5% dos homens também. No Sudeste, a obesidade atingia 17,5% das mulheres e 13% dos homens. Essa realidade fez o mercado brasileiro acordar para a importância de atender o mercado plus size. Lojas de departamento como a C&A, Renner e Marisa lançaram coleções específicas para esse público, inclusive de roupas íntimas.

Para atender ainda melhor o público plus size, o blog DasPlus, no ar desde 2012, virou site este ano. O site DasPlus é produzido por duas modelos plus size, Silvia Neves e Rafa Coelho; pela professora, mestre em administração e marketing na área de moda, Jane Leroy; e pelo jornalista Heitor Peixoto. De acordo com a modelo Rafa Coelho, o blog passou por um processo de ressignificação e foi elevado a site. “Surgiu uma grande demanda dos leitores, de todos os grupos que se sentiam à margem da moda e começaram a nos procurar para mediarmos melhor um diálogo com as marcas. Assim criamos oito seções no site, para conseguir atender aos diferentes assuntos. São elas: Autoestima, Moda, Comportamento, Saúde, Beleza, Cultura, Amor e Sexo, e Bônus”, ressalta.

A modelo Rafa Coelho ressalta a importância de estar bonita mesmo acima do peso. “Esse público começou a cobrar das marcas a inclusão de roupas maiores em suas coleções e mostrar ao mercado que não é ele que dita as regras, mas sim o consumidor, que hoje tem muito poder de decisão e influência, principalmente nas redes sociais. Essas pessoas passaram a aceitar melhor seu tamanho e exigir que a moda também seja feita para elas. Esse público nem é mais um nicho, mas um significativo mercado consumidor”.

Os responsáveis pelo site DasPlus oferecem consultoria de produção de coleção para o mercado plus size. “Vamos até as marcas e damos dicas de modelos e adaptações em peças. Ajudamos a desenvolver produtos, identificar oportunidades por meio de análise de mercado e tendências e ainda personal shopping, que foi o que nos motivou a começar o blog. Surgiam muitas dúvidas das leitoras, que inclusive estavam fora do mercado de trabalho por causa de preconceito em relação à aparência”, salienta.

Via EM.com.br

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