Os primeiros passos para empreender

Empreender é algo muito natural para as crianças e jovens. Eles acreditam que seus sonhos podem se tornar realidade, não possuem medos e gostam de desafios. Buscando incentivar os alunos do ensino fundamental ao autoconhecimento novas aprendizagens e ao espírito de coletividade, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora aderiu ao Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Sebrae.

Desde o ano passado, os alunos do 1º ao 9º ano possuem a disciplina Empreendedorismo na grade curricular. “O empreendedor é aquele que coloca o sonho em prática, que corre atrás, faz o diferencial, planeja, tem autocrítica e determinação. E o objetivo é ensinar os alunos como fazer esse sonho dar certo”, afirma a diretora Luciana Tomaz Marques Orsini.

Segundo ela, através da disciplina, os alunos passaram a ter contato com o funcionamento de uma empresa, desde os conceitos mais básicos. E a cada ano, têm contato com um objeto de negócio, como aromas, produtos artesanais recicláveis, locadora e alimentos.

“Em cada fase eles discutem os conceitos e planos de negócios. E é muito legal ver o crescimento pessoal desses alunos”, afirma. “Além disso, trabalhamos com responsabilidade social, já que o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é revertido em leite e doado a uma instituição”, completa.

Resultado

Traçar metas e objetivos, buscar soluções, ter iniciativa e criatividade são algumas das competências desenvolvidas nas aulas de empreendedorismo. “É uma visão de mundo diferente e que está dando bons frutos”, afirma Luciana.

Alunos do 5º ano, Guilherme da Freiria e Beatriz Bitar adoram a disciplina, que figura entre as preferidas dos estudantes.

“Acho bem legal e divertida. Esse ano vamos fazer um projeto que envolve alimentos”, conta Guilherme.

Para Beatriz, entre os ensinamentos de empreendedorismo está ser uma pessoa educada, que faz amizades e promove o produto que está vendendo. “Gosto da aula, pois aprendo coisas novas. Como o que deve ser feito para montar um negócio, além de fazer contas e aprender como se comportar com o cliente.”

Via Jornal da Cidade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s