Popcorn Time lança app para iOS

O Popcorn Time vem tirando o sono de Hollywood há pouco mais de um ano. A comemoração desse aniversário, por assim dizer, vem na forma de um “presente” para usuários de iPhone ou iPad: agora é possível rodar o aplicativo no iOS sem necessidade de jailbreak.

É claro que isso não acontece de maneira oficial. Como o Popcorn Time faz streaming de vídeo a partir de torrents, a Apple não autoriza a entrada do aplicativo na App Store por entender que o serviço favorece a distribuição ilegal de conteúdo. Bom, essa postura não surpreende ninguém, né?

Por causa da óbvia proibição, os desenvolvedores do Popcorn Time lançaram a primeira versão funcional do aplicativo no iOS em setembro de 2014, mas só para aparelhos que passaram por jailbreak.

Desde esta quarta-feira (8), esse procedimento não é mais necessário. O aplicativo continua fora da App Store, mas agora pode ser instalado em alguns passos. O primeiro consiste em acessar a página popcorn-time.se/ios.html e baixar o arquivo de instalação (iOS Installer) que, curiosamente, só funciona no Windows (a versão para OS X está a caminho).

Popcorn Time no iOS

Na sequência, é necessário conectar o iPhone ou o iPad ao computador via USB, abrir o instalador e seguir as instruções. Se tudo der certo, o Popcorn Time estará funcionando no iOS em instantes, tenha o sistema sofrido jailbreak ou não.

Antes de fazer a instalação, é necessário entender que há alguns riscos. Em fóruns e sites especializados, há vários relatos de pessoas que instalaram o app, mas estão tendo dificuldades para fazê-lo funcionar sem travamentos. Esse problema acontece principalmente no iPad.

Convém levar em conta também que, a qualquer momento, a Apple pode lançar uma atualização que impede a instalação do aplicativo de tal forma. Segundo o TorrentFreak,os próprios desenvolvedores do app estão preparados para isso, ou seja, estão dispostos a travar uma disputa de “gato e rato” com Tim Cook e sua turma para manter a disponibilidade da ferramenta.

Há ainda a questão da procedência: o Popcorn Time tratado aqui não tem, necessariamente, ligação com o aplicativo “oficial” (aquele que foi lançado há um ano), mas sim com uma versão de mesmo nome que é mantida pela Time 4 Popcorn. A princípio, essa variação funciona bem, mas frequentemente é alvo de discussões que a relacionam com falhas de segurança e distribuição de adwares.

Se esses relatos são verdadeiros ou não, o fato é que a possibilidade de problemas com instalações feitas por “vias alternativas” é sempre maior, assim, é importante entender que a execução do procedimento deve ser feita por sua conta e risco.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s