Destaques dos primeiros dias de SPFW Verão 2016

Primeiro dia:

1 – A atmosfera do desfile da Cavalera

Desfile de Verão 2016 da Cavalera ©Agência Fotosite

DESFILE DE VERÃO 2016 DA CAVALERA ©AGÊNCIA FOTOSITE

A marca comandada por Alberto Hiar encerrou o primeiro dia de SPFW de uma forma muito especial. Primeiro, ela levou os convidados para uma noite ao ar livre no parque e fez com que eles se sentassem na grama sobre esteiras. Em seguida, entraram osíndios Yawanawá fazendo um emocionante ritual de canto e dança, que durou todo odesfile. Ótima forma de recarregar as energias depois do primeiro dia de maratona fashion.

2 – Iggy Pop no lounge da Chilli Beans

Iggy Pop no lounge da Chilli Beans no SPFW ©Agência Fotosite

IGGY POP NO LOUNGE DA CHILLI BEANS NO SPFW ©AGÊNCIA FOTOSITE

Como era de se esperar, o astro do rock chegou causando no SPFW, com seu clássico figurino: calça baixa, justíssima, e sem camisa. Depois de fazer mil e uma poses para os fotógrafos, Iggy vestiu uma luva cravejada de cristais Swarovski, pegou um martelo e, munido de toda sua atitude rock’n’roll, quebrou os óculos gigantes que a Chilli Beans colocou em seu lounge. O melhor? Ele ainda será a estrela da capa da próxima edição da “FFWMAG”, como nossa editora Camila Yahn conta aqui.

3 – Volta da coleção masculina da UMA Raquel Davidowicz

Modelos masculinos no backstage da UMA Raquel Davidowicz ©Agência Fotosite

MODELOS MASCULINOS NO BACKSTAGE DA UMA RAQUEL DAVIDOWICZ ©AGÊNCIA FOTOSITE

Esta é uma boa notícia para os homens: atendendo a pedidos, Raquel Davidowicz decidiu retornar ao universo masculino para o Verão 2016 da UMA. Os cinco looks apresentados na passarela se transformarão, a partir de setembro, em uma coleção cápsula com peças-chave para os homens.

4 – Shirley Mallmann para TNG

Shirley Mallmann na passarela da TNG ©Agência Fotosite

SHIRLEY MALLMANN NA PASSARELA DA TNG ©AGÊNCIA FOTOSITE

A top Shirley Mallmann veio direto de sua casa nos Hamptons, Estados Unidos, para abrir e fechar o desfile da TNG. Ao lado dela desfilaram também nomes conhecidos como Mariana Weickert e Paulo Zulu, figurinhas carimbadas do cenário fashion no início dos anos 2000.

5 – A parka de organza da Animale

Três looks do Verão 2016 da Animale com a parka de organza ©Agência Fotosite

TRÊS LOOKS DO VERÃO 2016 DA ANIMALE COM A PARKA DE ORGANZA ©AGÊNCIA FOTOSITE

O casaco esportivo ganhou ares sofisticados com o tecido leve e transparente, conquistando o posto de peça-desejo do dia. Em versões lisas e estampadas, o item arrematou os looks supersexy assinados por Vitorino Campos e Beth Nabuco, dando um toque esportivo e moderno à coleção.

6 – A badalada fila A da Cavalera

Ronaldo Nazário, Rodrigo Lombardi e Deborah Secco na fila A da Cavalera ©Agência Fotosite

RONALDO NAZÁRIO, RODRIGO LOMBARDI E DEBORAH SECCO NA FILA A DA CAVALERA ©AGÊNCIA FOTOSITE

O desfile da Cavalera não chamou atenção apenas pela sua atmosfera, mas também pelo seu front row superestrelado: o ex-jogador de futebol e atual empresário Ronaldo Nazário, as atrizes Marieta Severo e Deborah Secco, o ator Rodrigo Lombardi e o cantor Otto foram alguns dos nomes presentes. Na passarela, o ator Reynaldo Gianecchini e a modelo Yasmin Brunet.

7 – Beleza borrada

Belezas da Animale e da PatBo ©Agência Fotosite

BELEZAS DA ANIMALE E DA PATBO ©AGÊNCIA FOTOSITE

A Animale e a PatBo trouxeram uma coincidência de beleza muito interessante: as duas contavam com a maquiagem propositalmente borrada na região dos olhos. Para a Animale, Fabiana Gomes apostou no delineador com cara de fim de festa e, para na PatBo, Henrique Martins brincou com o excesso de máscara para conquistar o efeito rock’n’roll desejado.

Segundo dia:

1 – Desfile da Paula Raia

Atmosfera do desfile de Verão 2016 da Paula Raia ©Edu Lopes/Agência Fotosite

ATMOSFERA DO DESFILE DE VERÃO 2016 DA PAULA RAIA ©EDU LOPES/AGÊNCIA FOTOSITE

O segundo dia de SPFW começou alto astral com o desfile de Paula Raia. Mais uma vez, a apresentação aconteceu em sua bela casa, no Jardim América, em São Paulo, para poucos convidados, que puderam ver de perto os looks artesanais, rústicos e femininos da nova coleção. O clima familiar e alegre foi intensificado pela presença dos filhos da estilista, que disputavam a sua atenção logo após o desfile junto aos convidados.

2 – Jeisa Chiminazzo, Luciana Curtis e Raica de Oliveira no SPFW

Jeisa Chiminazzo, Luciana Curtis e Raica de Oliveira ©Agência Fotosite

JEISA CHIMINAZZO, LUCIANA CURTIS E RAICA DE OLIVEIRA ©AGÊNCIA FOTOSITE

Foi muito bom ver na passarela desta terça-feira três modelos que adoramos. Luciana participou do desfile da Osklen, enquanto Jeisa e Raica foram duas das estrelas do casting da Água de Coco. Não é todo dia que essas três beldades dão o ar da graça por aqui.

3 – Casting da Água de Coco

Fila final da Água de Coco por Liana Thomaz © Ze Takahashi/Agência Fotosite

FILA FINAL DA ÁGUA DE COCO POR LIANA THOMAZ ©ZÉ TAKAHASHI/AGÊNCIA FOTOSITE

Liana Thomaz levou um time de peso de tops para a passarela de Verão 2016 de suaÁgua de Coco. Isabeli Fontana (que abriu e fechou o show), Aline Weber, Lais Ribeiro, Carol Ribeiro, Bruna Tenório, Jeisa Chiminazzo e Raica de Oliveira exibiram não apenas as peças da nova coleção da marca de moda praia, mas também seus corpos preparados para o verão.

4 – Agito no backstage da Água de Coco

O backstage de beleza da marca ficou assim: completamente lotado ©Gustavo Scatena/Agência Fotosite

O BACKSTAGE DE BELEZA DA MARCA FICOU ASSIM: COMPLETAMENTE LOTADO ©GUSTAVO SCATENA/AGÊNCIA FOTOSITE

Quando estrelas desse calibre se reúnem em um único backstage, o resultado é um só: tumulto e correria nos bastidores do SPFW. E foi exatamente assim a tarde desta terça-feira, com uma fila enorme de jornalistas, fãs e curiosos no corredor do evento esperando para conseguir uma foto ou uma entrevista com as tops da Água de Coco.

5 – Universo indígena em alta

Final do desfile de Verão 2016 da Osklen ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

FINAL DO DESFILE DE VERÃO 2016 DA OSKLEN ©MARCELO SOUBHIA/AGÊNCIA FOTOSITE

Depois da Cavalera, que trouxe um grupo de índios Yawanawá para sua apresentação, foi a vez da Osklen visitar o universo indígena nesta temporada. Para sua nova coleção, a marca comandada por Oskar Metsavaht buscou inspiração na tribo Ashaninka, que se difere de outros povos por usar vestimentas. Mas, vale ressaltar que, mais que apontar uma tendência, os dois desfiles foram responsáveis por mostrar como essas culturas são ricas e têm muito a ensinar para todos nós.

6 – A mochila da Paula Raia

Detalhe do desfile de Paula Raia ©Felipe Abe

DETALHE DO DESFILE DE PAULA RAIA ©FELIPE ABE

O irresistível mix esportivo e artesanal fez com o que o acessório do desfile da Paula Raia fosse eleito nosso item-desejo do dia.

7 – Clima de sunset party

O espaço de convivência do SPFW Verão 2016 ©Camila Yahn

O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SPFW VERÃO 2016 ©CAMILA YAHN

A combinação de fim de tarde + food trucks + gente bonita + a música animada do DJ convidado pela Schweppes deixou o SPFW no maior clima de sunset party. Ótimo para relaxar entre um desfile e outro em um fim de tarde bonito e fresco.

8 – Olho glossy

Visual de beleza da Sacada, Lilly Sarti e Juliana Jabour ©Agência Fotosite

VISUAL DE BELEZA DA SACADA, LILLY SARTI E JULIANA JABOUR ©AGÊNCIA FOTOSITE

Se a maquiagem borrada chamou atenção no primeiro dia de SPFW, o olho glossy foi o destaque na beleza desta terça-feira. O olhar com efeito molhado foi a aposta dos makes da Lilly Sarti, assinado por Daniel Hernandez, da Sacada e da Juliana Jabour, ambos criados por Henrique Martins. Quer saber mais? Navegue já pela nossa galeria com todas as beleza da temporada aqui.

9 – O amor impossível da Triya

Passarela de Verão 2016 da Triya ©Agência Fotosite

PASSARELA DE VERÃO 2016 DA TRIYA ©AGÊNCIA FOTOSITE

Uma história de amor entre um surfista e uma sereia foi o tema central do desfile deVerão 2016 da Triya, que deu início às celebrações dos dez anos da grife. Representando o surfista, foi projetado um vídeo com os olhos do ator Bruno Gagliasso em lágrimas na sala de desfile. Já a sereia ganhou vida com as próprias modelos, que caminharam pela passarela com longas tranças bagunçadas e olhar penetrante.

Terceiro dia:

1 – Bye bye Gisele

Tops reunidas em torno de Gisele Bündchen no final do desfile da Colcci ©Rafael Chacon/Agencia Fotosite

TOPS REUNIDAS EM TORNO DE GISELE BÜNDCHEN NO FINAL DO DESFILE DA COLCCI ©RAFAEL CHACON/AGENCIA FOTOSITE

Não há outra palavra para descrever este momento senão emocionante! Gisele Bündchen se despediu das passarelas no desfile da Colcci, que reuniu ainda as amigas e tops Caroline Ribeiro, Luciana Curtis, Ana Cláudia Michels, Fernanda Tavares e Carol Bittencourt. No final do show, todas vestiram uma camiseta com Gisele estampada. A energia foi tão contagiante que a sala desfiles foi inteira ao choro. Até breve, Gisele.

2 – A onda é o mar

Looks de Paula Raia, Triya, Isabela Capeto, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga ©Agência Fotosite

LOOKS DE PAULA RAIA, TRIYA, ISABELA CAPETO, ALEXANDRE HERCHCOVITCH E RONALDO FRAGA ©AGÊNCIA FOTOSITE

O mar, com sua natureza e mistérios, está rendendo boas histórias nesta temporada. Prova disso é que ele serviu de inspiração para cinco coleções e o SPFW ainda está na metade. Alexandre Herchcovitch, Isabela Capeto, Paula Raia, Ronaldo Fraga e Triyaabordaram o tema ora de forma mais literal, como nas estampas da marca de moda praia, ora mais sutil, como nos bordados de Herchcovitch e Paula. Independente da forma, o fato é que sereias, iemanjás, ondas e animais marítimos devem invadir as ruas no próximo verão.

3 – Ainda sobre Gisele

Corredores lotados no terceiro dia de SPFW por causa da despedida da Gisela ©Agência Fotosite

CORREDORES LOTADOS NO TERCEIRO DIA DE SPFW POR CAUSA DA DESPEDIDA DE GISELE ©AGÊNCIA FOTOSITE

A já batida metáfora “o furacão Gisele” não poderia ser mais apropriada. O dia da despedida de Gisele Bündchen das passarelas do SPFW foi premiado com o primeiro temporal da estação, o que ajudou a intensificar o tumulto e o empurra-empurra pelos corredores lotados – muito mais cheios que nos outros dias do evento, vale dizer. Mas a correria era perfeitamente compreensível, afinal era a última chance de sentir de perto o magnetismo da top na passarela – quem já a viu desfilar sabe o que é isso.

4 – O preciosismo artesanal de Isabela Capeto

Modelos no backstage de Isabela Capeto ©Sergio Caddah/Agência Fotosite

MODELOS NO BACKSTAGE DE ISABELA CAPETO ©SERGIO CADDAH/AGÊNCIA FOTOSITE

Para seu retorno ao SPFW, Isabela Capeto não poupou esforços e levou o handmade às últimas consequências. Como escreveu Carolina Vasone na crítica do desfile, “a estilista recortou, bordou, rebordou novamente, criou rendas richelieu em forma de conchas e estrelas do mar para aplicá-las nas barras dos vestidos, recortou estampas da própria coleção, como a do peixe, e a aplicou em outra peça, para bordar paetê por paetê o corpo do bicho. E tem mais: conchas de verdade, contas e búzios também foram bordados, pendurados meticulosamente, ao longo das peças”. Um trabalho digno dos grandes ateliês de Alta-Costura.

5 – Destino: Marrocos

Fila final da Salinas ©Chris Von Ameln/ Agência Fotosite

FILA FINAL DA SALINAS ©CHRIS VON AMELN/ AGÊNCIA FOTOSITE

Uma mulher viajante e aventureira permeou o Verão 2016 da Ellus e Salinas. Mas esse não foi o único ponto em comum entre as duas marcas. Em ambos os casos, o destino escolhido por essa nômade chique foi o Marrocos. De lá, vieram estampas inspiradas em mosaicos, cerâmicas e tapeçarias, cores quentes e ensolaradas, túnicas, patchworks, lenços e outros elementos da sua rica cultura. Um prato cheio para as gypsetters de plantão.

 6 – As sereias reais de Ronaldo Fraga

As sereias do desfile de Verão 2016 de Ronaldo Fraga ©Gabriel Cappelletti/ Agência Fotosite

AS SEREIAS DO DESFILE DE VERÃO 2016 DE RONALDO FRAGA ©GABRIEL CAPPELLETTI/ AGÊNCIA FOTOSITE

A cenografia é um dos pontos altos das apresentações de Ronaldo Fraga – não é à toa que ele diz que sempre começa a pensar seus desfiles por ela. Nesta temporada, que tinha como tema “A Fúria da Sereia”, ele levou um grupo de 35 mulheres de 18 a 85 anos para fazer as vezes do ser mitológico na passarela. Com os seios à mostra e sentadas sobre pneus, elas exibiam toda a força e feminilidade da sereia, ao mesmo tempo em que despertavam a reflexão para a questão ambiental da poluição dos oceanos.

7 – A bolsa-lancheira de Vitorino Campos

A bolsa de Vitorino Campos na passarela e no backstage ©Marcelo Soubhia/ Agência Fotosite e Camila Yahn

A BOLSA DE VITORINO CAMPOS NA PASSARELA E NO BACKSTAGE ©MARCELO SOUBHIA/ AGÊNCIA FOTOSITE E CAMILA YAHN

Por fora, ela parece apenas uma minibag comum, mas o grande trunfo do acessório deVitorino Campos estava na parte de dentro. Toda revestida por material isolante térmico, ela é perfeita para ser usada como lancheira. Queremos já!

8 – O fraque moderno de Reinaldo Lourenço

Sem título

Reinaldo Lourenço fez uma releitura supermoderna do fraque em seu Verão 2016, inspirado na romancista francesa George Sand, uma das primeiras mulheres a usar roupa de homem. As minissaias e bermudas-desejo da coleção ganharam, na parte de trás, uma brincadeira com as costas do clássico traje masculino, que deram um divertido e charmoso movimento às peças.

9 – O petit comité de Alexandre Herchcovitch

Fila final de Alexandre Herchcovitch ©Chris Von Ameln/ Agência Fotosite

O estilista Alexandre Herchcovitch decidiu inovar e fazer um desfile pequeno, para poucos convidados, em uma sala do edifício Tomie Ohtake. O resultado? A apresentação, que é sempre uma das mais fortes do calendário, foi ainda mais disputada nesta temporada.

Via FFW