Site atualiza versão de Game of Thrones da política brasileira

Antigos aliados que se unem com o inimigo, apoios baseados em interesses de ocasião, antigos mandatários movendo-se incessantemente para voltar ao poder, disputas épicas, traições internas, o poder do trono em risco constante. Você conhece este cenário? Os mesmos elementos que fizeram com que a série “Game of Thrones” se tornasse fenômeno mundial também aparecem no cenário político brasileiro. Motivada por essas semelhanças na engenharia do poder, a Ahead Marketing Político lança a nova versão do mapa interativo “A Guerra dos Tronos da Política Brasileira”, trazendo as relações da política nacional, suas ligações, tramas e conflitos com base na série da HBO.

A série já havia inspirado uma comparação com a política brasileira em 2013, quando foi lançada a primeira versão, mas as mudanças do cenário político depois de dois anos fizeram com que uma nova versão deste mapa surgisse. Diferente do mapa estático anterior, a versão 2015 é um mashup do Google Maps, traçando o jogo político com novas ligações (com 11 ligações de poder diferentes contra três do jogo anterior), além do aumento de oito casas para 11, ampliando o contexto geral de cada Casa e explicando mais profundamente como elas se relacionam.

Na versão nacional, onze Casas lideradas por políticos notórios se enfrentam para conquistar o direito de se sentar no Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff.  Dilma, antes integrante da Casa Lula, desenhou seu espaço no cenário nacional e agora tem sua própria Casa no jogo. Ela luta para manter seus aliados do Jardim do Meio e mantém os olhos bem abertos para possíveis investidas do Vale Tucano, atualmente a grande força de oposição à hegemonia real.

A ideia do projeto é funcionar como uma alternativa para entender melhor o contexto político nacional sem a burocracia com que o tema é tratado normalmente. O jogo pode ser acessado por meio do site. (Clique aqui para ver)