As 24 pessoas mais influentes da internet brasileira em 2014

Lá se foi mais um ano do calendário lunar e uns 22 anos no calendário da internet. As coisas por aqui rolaram na velocidade da luz e teve muita gente boa fazendo muita coisa legal. Essa lista não é um tratado definitivo sobre quem é quem na web, é apenas uma reunião de pessoas que chamaram a nossa atenção esse ano.

Tem muita gente que figurou na lista do ano passado e merecia estar aqui de novo, tipo o Não Salvo (que aumentou o alcance do Grupo NS e lançou uma agência de publicidade), os meninos do Jovem Nerd (que continuam engajando muita gente com o JN e cuja atuação com a Amazing Pixel está ajudando a profissionalizar mais o mercado do Youtube), o Cauê Moura (que já tem mais de 3 milhões de inscritos no Desce a Letra e esgostou uma tiragem de 3 mil posteres e 400 bonés de sua nova loja em 2 dias), a Bic Muller e o Thiago Pasqualotto (parceiros do Morri de Sunga Branca que estreiaram um programa oficial no GShow da Rede Globo), o Felipe Neto (cuja Paramaker teve um aumento de 700% em sua receita de um ano pro outro), Jef Monteiro (também conhecido como Dilma Bolada, cujo sucesso pautou os movimentos da presidente oficial do país nas redes sociais e influenciou os partidos políticos a verem as redes sociais como uma ferramenta), toda a galera do Galo Frito (cujo canal cresceu a uma velocidade de 60 mil novos inscritos por mês deixando o grupo entre os mais influentes do ano) e o Wagner Martins (que lançou a sua 301.yt pra mudar a atuação das marcas dentro do Youtube e já chegou quebrando tudo).

Deixamos esses nomes aí de cima com uma menção honrosa e abrimos aqui uma nova relação de gente foda que ajudou a internet a ser mais profissional, que realizou coisas incríveis, que fez a gente pensar e debater coisas que importam, que animou nosso dia e que ajudou a consolidar mais e mais a web como um lugar sério e criativo!

A seguir, as 24 pessoas mais influentes da internet em 2014. Valeu, galera! ❤

influentes2014_andre

Networks do Youtube já não são nenhuma novidade em pleno 2014, mas a checada da NetWork Brasil, cujo CEO e cofounder é André Barros, chega ao mercado pra mudar um pouco o cenário. Além de oferecer um modelo de trabalho mais exclusivo pros youtubers, o grande diferencial da NWB é ter conseguido trazer um sócio-investidor como Luciano Huck pro projeto. É bem simbólico que uma das maiores celebridades da televisão tenha voltado seus olhos para o entretenimento produzido na internet. Esperamos que a empresa tocada por André ajude a aproximar mais o Youtube do mainstream brasileiro.

influentes2014_arianejessica

A internet tá lotada de haters, de trolls e de gente que dedica seu tempo criticando e tentando destruir as pessoas ou as coisas. Mas desde que lançaram o Indiretas do Bem em 2012, uma fanpage cheia de indiretas que valem a pena serem feitas e compartilhadas, Ariane Freitas e Jéssica Grecco trouxeram todo um sopro de esperança pra nossa timeline contaminada por vibe negativa. Se você pensa que falar bem dos outros não faz sucesso na web, fique sabendo que a página reune hoje mais de 7,5 milhões de fãs e esse ano saiu da internet pra ganhar uma versão em papel, “O Livro do Bem“, que traz uma porção de dicas de coisas pra te deixar mais feliz. Em um ano em que as redes sociais foram pautadas pelo ódio e bate-boca, é um verdadeiro alento ver que projetos como esse estão crescendo e indo além.

influentes2014_brogui

O Brogui começou seus trabalhos aqui na ~rede mundial de computadores fazendo um blog~. Mas sacou rápido que o Youtube era um canal promissor e resolveu unir uma paixão com uma nova plataforma pra lançar seu canal de culinária Ana Maria Brogui. Do começo do ano pra cá, o número de inscritos do canal mais do que dobrou e o engajamento foi nas alturas, fazendo com que ele fosse eleito o 3o canal mais influente do mundo na categoria culinária. Incrível, né? Além da presença no ranking, o canal virou um livro (à venda nas principais livrarias do país) e também deu origem à uma linha iniciante de temperos (por enquanto com 1 único sabor), ambos à venda naLoja do Brogui.

influentes_castrobros

Os Castro Brothers já são bem famosos no YouTube, onde tem um canal com mais de 1 milhão de inscritos e muita interação com os fãs. Mas o grande pulo do gato da dupla esse ano foi transformar uma série de vídeos do canal em game. A Lenda do Herói é uma série de animações em 8 bits que conta a história clássica de um herói buscando resgatar sua princesa. Além de levar o youtube pro mundo offline em formato de game, Marcos e Matheus fizeram isso através de uma campanha de crowdfunding que se tornou uma das mais bem sucedidas da história do site: em 24 horas foram mais de 40 mil reais arrecadados. O projeto teve 6111 apoiadores que deram um total de 258 mil reais… a meta era 125 mil. 🙂

influentes_eco

Sabe o vídeo do Joel Santana pra Head & Shoulders? Ele que fez! Aquela do Vitor Belfort que aparece no supermercado pra apavorar o cara que não comprou Gilette? Também é dele. E aquele outro do Atchim e Espirro pra Vick? Tudo dele! As campanhas criadas por Eco, Head of Digital da Agência África, já figuraram 28 vezes noYouTube Ads Leaderboards, ranking das campanhas mais vistas e mais compartilhadas no Brasil no YouTube, o que garantiu a ele um espaço na lista dos profissionais mais inovadores do mercado digital brasileiro e também o título de primeiro criativo online a ganhar o Prêmio Caboré como Profissional de Criação do Ano.

influentes_ericoforlani

No ar desde 2000, o Omelete é um dos maiores portais de cultura pop que existem no Brasil. Pois esse ano eles mudaram totalmente o cenário da cultura pop e entretenimento do país ao realizar por aqui a Comic Con Experience, evento épico que reuniu 97 mil pessoas no início desse mês em São Paulo. Conhecedores de evento desse tipo já afirmam que a operação brasileira, profissionalíssima, já é uma das 3 maiores do mundo, o que coloca o Brasil no mapa dos grandes lançamentos desse universo. A data do ano que vem já está marcada: 03 a 06 de dezembro.

influentes2014_castanhari

Quem não ama relembrar as coisas que marcaram a nossa infância e adolescência. Pelo visto muita gente! 🙂 ONostalgia, do Fe Castanhari, teve uma das maiores taxas de crescimento em número de inscritos por mês, foram 115 mil novas pessoas em média, fazendo com que o canal ganhasse mais de 1,5 milhão de novos assinantes só esse ano. Mas não é só de números que o Nostalgia vive, o engajamento geral da audiência com o canal, os compartilhamentos, os comentários e interações que o canal teve ao longo do ano fizeram com que ele se tornasse o 3o mais influente do Youtube brasileiro esse ano.

influentes_ibere

O Manual do Mundo fez parte da campanha de marketing do Youtube esse ano e a cara do Ibere Thenório, criador do canal, apareceu na televisão, no jornal, nos relógios de rua… em tudo quanto é lugar. Em entrevista pro youPIX ele contou que a campanha fez com que o crescimento do número de inscritos aumentasse em 6 vezes, o que fez o Manual do Mundo o canal que mais cresceu esse ano em números de inscritos: foram mais de 140 mil novas pessoas por mês.

influentes_piologo

Em nome de Xessussss… A história dos Irmãos Piologo começou meio que com a história da internet no Brasil. Um dos primeiros virais que a gente viu por aqui, quando nem existia Youtube, foi o Avaiana de Pau. AAAAAAAHHHH muleke! Ao lado de Rodrigo Vilella, Rodrigo e Ricardo Piologo, fundaram o Mundo Canibal, site de onde saíram no final do ano passado pra lançar sua própria plataforma de conteúdo, a Irmãos Piologo. Deixar algo estabelecido pra ir em busca do novo é sempre um desafio, mas em pouco mais de 1 ano eles se tornaram um dos maiores youtubers do país (indo de 0 à 1 milhão em 11 meses), lançaram aplicativo, game, participaram de todos os eventos de cultura jovem e, 10 anos depois, a esperada continuação de Avaianas de Pau.

influentes_jules

Jules é uma das criadoras da Olga, um think tank que tem o papel mais do que importante de pensar sobre o papel da mulher nos dias de hoje. Mas, ao lado de um time incrível de companheiras, Jules faz muito mais do que pensar. Feminista de internet? Sim! Seu palanque é a web, mas os efeitos do que ela e as meninas da Olga fazem são extremamente reais: elas lançaram a campanha Chega de Fiu Fiu, contra o assédio diário que mulheres sofrem na rua, o que rendeu a Juliana um reconhecida da Clinton Foundation (onde figurou no rol das 8 mulheres mais inspiradoras DO MUNDO), uma parceria com a Defensoria Pública de São Paulo pra desenvolver um folder explicativo sobre o assunto e a satisfação de saber que seu trabalho e esforço estão ajudando a amplificar o debate sobre a mulher na sociedade.

influentes2014_kefera

A Kéfera é um fenômeno. Esse ano no youPIX Festival ela precisou de seguranças pra conseguir entrar e sair do palco, tinha fã chorando e pedindo pelamordedeus pra tirar foto com ela e é uma das poucas meninas a ter um destaque gigantesco no universo super masculino do Youtube sem precisar fazer tutorial de maquiagem. Além de ter passado pela MTV, esse ano Kefera foi convidada pela Disney pra dublar um dos personagens da animação Operação Big Hero 6. Seu canal, o 5incoMinutos, foi o 8o mais influente do Youtube brasileiro.

influentes_lucas

Com clipes de 6 segundos que retratam situações cotidianas e sacadas rápidas… Lucas Rangel se transformou em um fenômeno viral do novo universo das “app-celebridades” do Vine. Em menos de 1 ano ele chegou a mais de 900 mil seguidores e 253 milhões (!!!) de loops (quantidade de visualizações do seus vines). Pra comemorar a marca de 600 mil fãs, em agosto desse ano, ele resolveu fazer um encontro com sua audiência. O resultado? Ele juntou mais de 3000 pessoas em um parque perto de sua casa, em Belo Horizonte. Aqui tem uma entrevista bem bacana que fizemos com ele esse ano.

influentes_luizfelipe

Luiz Felipe Barros ganhou esse ano a missão de popularizar o Viber no Brasil e desbancar seu principal rival, o WhatsApp, da liderança do mundo dos aplicativos de troca de mensagens. Com muito pouco investimento, a equipe coordenada por ele revela com orgulho que já ultrapassou a sua meta anual de expansão no Brasil. Além dos números, um das coisas que transformam Felipe em um dos influentes do ano é a sua visão desse mercado e o direcionamento que ele está dando ao app por aqui. Troca de mensages é o básico, mas com o lançamento dosGrupos Abertos, o Viber se posiciona como um instrumento de broadcast e conversas entre pessoas, marcas e veículos. Com a internet ficando cada vez mais íntima e móvil, apostar nesse tipo de coisa pode fazer toda a diferença em um futuro não muito distante.

influentes_manu

Listas, listas, mais listas, alguns quizes absurdos, muita nostalgia e um grande faro pra temas que vão fazer as pessoas quererem clicar e compartilhar posts… esse é o Buzzfeed Brasil. A filial pt-br do maior fenômeno viral da atualidade foi lançando oficialmente no youPIX Festival do ano passado, mas a operação 100% brasileira foi formada só esse ano. Manu Barem, que também foi editora do youPIX, lidera a equipe à frente de posts como o maravilhoso teste “Você é de Humanas“, a lista de “60 brinquedos dos anos 80 e 90 que farão você querer inventar uma máquina do tempo” ou essa outra com “42 tendências de moda e acessórios que vão fazer toda garota brasileira dos anos 90 morrer de saudades“.

influentes_monark

Brasil é o país do futebol? Não no Youtube. Nesse ano, mesmo com Copa, as buscas por games tiveram o mesmo volume das por futebol dentro do YouTube. Vídeos sobre GTA e Minecraft são os mais buscados na plataforma e somam mais de 3 bilhões de views. Um dos maiores youtubers dentro dessa temática, Monark do canalRandonsPlays conseguiu transformar sua audiência de mais de 3 milhões de inscritos e influência entre o público jovem em business e contratos de publicidade com marcas como a Tim e a Coca Cola.

influentes_nana

A Nana Queiroz é criadora de um dos movimentos mais marcantes de 2014, a campanha Eu Não Mereço Ser Estuprada, uma reação à pesquisa absurda que comprovou o quanto o Brasil é um país machista: 65% das pessoas entrevistadas acreditam que mulher que mostra o corpo merece ser estuprada. A campanha teve repercussão internacional, aderência de celebridades brasileiras, colocou Nana como uma das 18 mulheres “bad ass” de 2014 de acordo com o Buzzfeed e ajudou, mais uma vez, a ampliar o debate sobre o papel e a situação da mulher nos dias de hoje.

influentes_taviao

O Tavião é um dos caras mais gente boa do mundo dos vídeos online. Enquanto muita gente tentar furar os olhos dos rivais e concorrentes, a vibe do Otávio sempre foi de tentar criar condições pra que o mercado dos youtubers se desenvolvesse e se tornasse mais profissional. Foram muitas as vezes que nos encontramos com ele e debatemos longamente o que poderíamos fazer pra mudar a percepção do mercado sobre o Youtube. Através d’O Rolê Gourmet, ele se tornou Diretor da Tastemade no país, cargo que abandonou esse ano pra assumir no Google a posição de Gerente do Youtube Space Brasil, a mais nova casa dos youtubers brasileiros.

influentes_pedrohmc

PedroHMC se formou em Design mas foi no mundo do vídeo que fez sua carreira: foi roteirista de de programas de humor na MTV e, até mês passado, estava no time do programa CQC da Band. O que fez Pedro largar uma carreira promissora na TV? O Põe na Roda, o canal que lançou junto com Felipe Abe e Nelson Sheep, arrebatou quase 200 mil inscritos em poucos meses, fazendo vídeos que falam sobre direitos e causas gays com muito humor. Pedro entendeu o contexto político e o poder informativo que o humor poderia dar à uma causa tão abandonada pela mídia mainstream. Os vídeos do canal estão ajudando a mudar a vida de jovens LGBTT ao redor do país e a transformar essa importante causa em pauta.

influentes_victor

Mais um dos fenômenos da Geração Vine, Victor tem 700 mil seguidores no aplicativo e soma mais de 240 milhões de loops em seus breves vídeos de comédia. Além de publicar no app, ele também está no Facebook, onde seus vídeos já se transformaram em virais, com uma média de mais de milhão de views a cada lançamento – o que levou o figura aos sofás de Jô Soares esse ano. Com o barateamento dos smartphones e dos planos de dados, pessoas como Victor estão ajudando a criar um novo mercado de produção de conteúdo.

influentes_whindersson

Minha gente, existe vida no Youtube além do eixo Rio-SP! Em março desse ano a gente fez uma matéria bacanaaqui no youPIX contando sobre alguns canais arretados do Nordeste do Brasil, o Whindersson (fala-se Uinderson) Nunes foi um deles. Inclusive, ele esteve no youPIX Festival esse ano palestrando e tirando muitas fotos com os fãs. O canal dele foi o 2o em número de crescimento em inscritos esse ano: mais de 131 mil por mês se inscreveram pra receber os vídeos do “Lampião do Youtube”, como ele mesmo se define. 🙂

Via youPIX

Leave a comment